terça-feira, 30 de julho de 2013

Anistia geral e irrestrita: É isso que esperam os agro-pecuaristas nordestinos‏

Depois de quase dois anos da maior estiagem já vivenciadas pelos agro-pecuaristas nordestinos, espera-se que os governos federal e estadual perdoem, de uma vez por todas, os débitos contraídos pelos mesmos, anterior a esse período.

A longa estiagem que afetara a vida e o cotidiano do nordeste do Brasil, começara em outubro de 2011. De lá pra cá é só sofrimento e prejuízos. O nosso rebanho foi, significativamente, diminuído e dizimado. Produção nesse período não existiu e, o governo que, prevendo tamanha problemática, poderia bem antes intervir com ações estruturantes e de convivência com o semi-árido também não se movimentou.

Fato é, que toda a carga de problemas recaiu de vez no "colo" do nordestino. E, como sempre a nossa força de vontade fez com que os agricultores, pecuaristas e comerciantes desta região buscasse, muitas vezes pela fé, a saída que, até então não chegara.

O governo federal, tardiamente, lançou programas de ajuda aos municípios e ao homem do campo. Entretanto, os mesmos não estão surtindo o efeito esperado por aquele ente federativo. Dos 9 (nove) bilhões de ajuda aos municípios e estados anunciados pela Presidenta Dilma, em Fortaleza (aquisição de máquinas e equipamentos), à distribuição de milho a preços menores que os de mercado, como ainda na prorrogação e até rebate de 85% da dívidas agrária de um ramo de produtores, pouco se concretizou como ação imediatista para poder fazer com que muitos nordestinos pudessem voltar a ter uma noite de sono menos ruim.

"Nos últimos meses, vozes foram levantadas, inclusive por setores do governo, no intuito de anistiar por total a dívida agrária nordestina. E nada mais justo que isso ocorra", relatou o Vereador Alan, no Distrito do Angico domingo passado. Ainda segundo ele, "Se no sul do Brasil a organização dos produtores faz com que o governo possa subsidiar a produção, porquê isso não pode acontecer no nordeste?". "Ao invés de palavras como Renegociação e empréstimos, a nossa real situação pede por PERDÃO E SUBSÍDIO".

O Deputado Daniel Almeida que também esteve presente no Angico, numa comemoração do dia do lavrador feita pelo STTR-Mairi, se colocou como incansável nessa luta de perdão da dívida agrária dos nordestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário