terça-feira, 24 de setembro de 2013

Muita religiosidade e tradição neste mês de setembro, no município de Mairi

O início de setembro marca o período em que a nossa cidade e o nosso município realiza inúmeras manifestações de cunho cultural e religioso.

Os católicos comemorarão os festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira no município de Mairi. Grandioso, tal evento contará com desfiles, procissão, realização de missas enfim. Nessa época, a paróquia reúne todas as comunidades rurais e/ou de bairros numa grande corrente de adoração e respeito pela Santa que simboliza o catolicismo em nosso município.

Por parte das religiões de matriz afro-descendentes serão realizadas as "acaloradas" festas de Cosme e Damião. Geralmente, elas trazem consigo um sincretismo religioso muito grande por parte daqueles que cultuam tais religiosidades trazidas e introduzidas no Brasil pelos negros africanos.

A região do Distrito de Aroeira, talvez seja uma das que mais festejam Cosme e Damião. Serão, pelo menos, 13(treze) "carurus" em referência a tais, envolvendo toda a comunidade, como pois a vizinhança.

Lá, é comum rezar, servir o caruru aos presentes, além da reunião de sambadores para uma posterior festança que vai até o dia raiá. Tudo dentro do respeito, da fé e da cultura que cerceia aquela região do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário